domingo, 29 de novembro de 2015

Hoje começa o Advento!


Já no início do mês de novembro as crianças, principalmente, não conseguem segurar a ansiedade e já começam a cobrar a decoração de Natal da casa. Mas na tradição católica, a árvore de Natal  e o arranjo de advento devem ser decorados no primeiro domingo do Advento, que este ano cai neste domingo, 29 de novembro.

 A ideia é aumentar ainda mais a interação com as crianças, envolvendo toda a família no clima do Natal e nos fazendo esquecer um pouquinho todas as dificuldades do ano para celebrar apenas tudo o que foi bom. Uma contagem regressiva cheia de simbolismo.


Existem muitas variações, mas o significado é o mesmo: as quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador. 


Hoje é dia de acender a primeira vela!

Nenhum comentário: